Acesso à Informação
por Interlegis
—
publicado
27/05/2022 08h15,
última modificação
27/05/2024 09h32
Instruções sobre como fazer solicitações com base na Lei de Acesso à Informação a esta Casa Legislativa.
Informações disponíveis no portal
Transparência - antes de apresentar um pedido de acesso à informação, verifique se a informação já está disponível no portal da transparência da entidade.
Pedido de acesso à informação
- Pedido eletrônico - este site possui um Sistema de Ouvidoria que atende ao e-SIC. Se desejar alguma informação que ainda não está publicada, faça um pedido de acesso à informação. Os tipos de demandas que podem ser enviadas para a Ouvidoria são:
- Pedido presencial - se o cidadão preferir, pode encaminhar seu pedido de forma presencial, no endereço da Câmara Municipal, mediante preenchimento do formulário padrão, ficando a cargo da Diretoria Geral da Câmara Municipal o recebimento do pedido.
Regulamentação
- Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei federal nº 12.527/2011 - regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.
- Ato da Mesa nº 01/2022 - regulamenta a Lei de Acesso à Informação no âmbito da Câmara Municipal de Mariópolis.